terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Processos de Aprendizagem

      Podemos afirmar que a humanidade é a espécie mais evoluída dentre os animais, portanto, é uma espécie que necessita mais da aprendizagem para adaptar-se e sobreviver ao meio em que vive, como há uma dependência em aprender comportamentos sociais, então o ato de aprender pode ser considerado uma obrigação, pois quando não existe adaptação comportamental de um indivíduo, presume-se que ele poderá ser excluído socialmente.
      O termo educação significa condução de um estado para o outro, ou seja, a adaptação do comportamento de um indivíduo em acordo com as exigências de uma sociedade. O homem nasce propenso a aprender, e para que o aprendizado ocorra é preciso que haja incitação. Além disso, existem formas de aprender que necessita passar por uma sucessão de estados até chegar à maturidade física, como aprender andar e falar. Muitas vezes o ato de aprender se dá também em meio ao tempo e sociedade em que vivem, como por exemplo, a maneira dos pais educarem seus filhos é de suma importância para promover comportamentos considerados adequados pela sociedade, no entanto, frequentemente as famílias estimulam inconscientemente ou não, comportamentos inadequados, ao utilizarem disciplina sem fundamentos.
     A interação dos progenitores com os menores é decisiva para o impulso de condutas adequadas ou inadequadas à sociedade, portanto se a interatividade e o comportamento de quem educa forem impróprios e excedidos pode prejudicar as relações de seus subordinados com as pessoais que convivem. A aprendizagem consiste em um processo que conduz o comportamento humano a alterações, essas variações comportamentais são viabilizadas a partir das experiências adquiridas com os erros e acertos, ou seja, do exercício contínuo do objetivo que se pretende alcançar. Tendo em vista o que foi mencionado, pode-se notar que as experiências são fatores decisivos por estimular os sujeitos a mudanças comportamentais expressivas. E não apenas na atmosfera escolar que se obtém aprendizagem, mas também em todas as instituições sociais.
     Um exemplo disso são as regras impostas em todos os lugares. Por isso há a necessidade de aprendê-las, pois elas servem de orientação para uma boa conduta. Em suma, seja formal ou não, o processo de aprendizagem é primordial a vida humana. Neste sentido, a educação além de modificar o comportamento, agencia as relações sociais, isso acontece não só por esforço de quem educa, mas também do aprendiz que o responsável pelo gerenciamento das informações processadas em seu intelecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.