terça-feira, 6 de dezembro de 2011

APRENDIZAGEM POR ENSAIO-E-ERRO E OBSERVACIONAL

          APRENDIZAGEM POR ENSAIO-E-ERRO: Esse tipo de aprendizagem foi primeiramente estudado por Edward Lee Thorndike (1874-1949), psicólogo norte-americano. De forma objetiva, conceitua-se a aprendizagem por ensaio-e-erro como aquela que almeja a eliminação gradual dos ensaios ou tentativas que levam ao erro e à manutenção daqueles comportamentos que conquistaram o efeito desejado. Como pilares desse tipo de aprendizagem estão as leis do efeito (um ato é alterado pelas suas conseqüências) e a lei do exercício (asseverando que a conexão entre estímulos e respostas é fortalecida pela repetição).


          APRENDIZAGEM OBSERVACIONAL: afastando-se da idéia de um aprendizado proveniente de um condicionamento ou ensaio-e-erro, existe a aprendizagem por observacional ou por imitação. Pessoas que se firmam como exemplo, sendo um caminho bastante rápido de ensino. O mecanismo se desenrola da seguinte forma: a pessoa que tem a conduta imitada (modelo) funciona como dispensador de reforços à pessoa que observa, de comportamento, via de regra, próximo ao seu. A aprendizagem observacional é abrangente, variando desde agressividade até preferências estéticas, juízos morais e etc. De maneira geral, nas situações da vida cotidiana, as tendências imitativas são recompensadas e a não imitação castigada.

 

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