segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Teoria das Necessidades E.R.C. (Existencias - Relacionamento - Crescimento) de Clayton Alderfer

Clayton Alderfer afirma que o homem é motivado por três categorias  de necessidades orientada da seguinte forma: 
  • Necessidades existenciais: são todas as formas de desejos fisiológicos fundamentais a sobrevivência (como fome, sede, sono) e desejos materiais (como remuneração financeira, bonificação, segurança física).
  • Necessidades de relacionamento: diz respeito aos desejo humano por relações interpessoais que se caracterizam por compartilhamento de sentimentos e pensamentos;
  • Necessidades de crescimento: são desejos que a pessoa tem de causar efeitos criativos e produtivos sobre si e sobre seu próprio ambiente, a satisfação dessa necessidade se dá em realizar seu potencial e desenvolver competências na solução de problemas.   
A principal contribuição da teoria E.R.C. de Alderfer foi dar uma resposta reconhecida modificando a teoria de Maslow e conseguindo um grau de comprovação empírica satisfatório a partir de estudos.
    A diferença entre estas duas teorias é que Maslow prega que as necessidades mais básicas precisam ser satisfeitas para que outras surjam, enquanto a teoria E.R.C. afirma que, ainda que exista uma hierarquia, mais de uma necessidade pode motivar o indivíduo ao mesmo tempo, ou seja, uma necessidade mais básica não precisa estar substancialmente satisfeita para que outra de nível mais alto se manifeste. A teoria de Alderfer afirma ainda que a ordem das necessidades pode ser diferente para cada pessoa, de forma que um indivíduo pode negligenciar suas necessidades de existência para satisfazer suas necessidades de crescimento, por exemplo. Ainda de acordo com essa teoria , quando uma necessidade de nível mais alto não pode ser satisfeita, uma necessidade mais básica é reativada, o que é conhecido como principio da frustração/regressão.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.