terça-feira, 6 de dezembro de 2011
APRENDIZAGEM POR CONDICIONAMENTO OPERANTE
APRENDIZAGEM POR CONDICIONAMENTO OPERANTE: Relacionada a teoria do condicionamento clássico, o psicólogo norte-americano B. F. Skinner (1904), desenvolveu a teoria do condicionamento operante. Em contrapartida ao condicionamento clássico, onde a resposta é eliciada por um estímulo específico, o condicionamento operante é voluntário, incidindo sobre o meio, a fim de gerar consequências. Nessa linha de raciocínio, a distinção do comportamento operante reside no fato de que o reforço (estímulo ou qualquer evento que aumente a frequência de um comportamento) não ocorre simultaneamente ou precedendo a resposta (como no condicionamento clássico), mas, sim, aparece depois dela. Os reforços positivos seriam aqueles estímulos cuja apresentação fortalecesse o comportamento (alimento, elogio, dinheiro). Os reforços negativos seriam aqueles estímulos cuja retirada fortalecesse a resposta (som desagradável, censura, choque elétrico).
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