terça-feira, 8 de novembro de 2011

" Eu faço da dificuldade a minha motivação..."
Charlie Brown Jr
Minha mãe me ensinou a ter motivação:
“Continua chorando que eu vou te dar uma razão de verdade pra você chorar.”
Minha mãe me ensinou a ter fé:
“É melhor você rezar pra essa mancha sair do tapete.”
Minha mãe me ensinou a ter força de vontade:
“Você vai ficar sentado aí até comer tudo.”
Minha mãe me ensinou a valorizar um sorriso:
“Me responde de novo que eu arrebento teus dentes.”
 
OBRIGADO MÃE!

Exemplos de Exageros de Motivação Empresarial


Funcionários da AmBev deitavam em caixões

Em fevereiro, a AmBev teve um recurso negado para anular a condenação por assédio moral a um ex-vendedor, que se sentiu lesado pela forma como a empresa “motivava” os funcionários. Segundo ele, quem não atingisse as metas de vendas era obrigado a deitar dentro de um caixão (que representava um profissional morto), era rotulado de incompetente e, às vezes, era representado por ratos e galinhas enforcados na sala de reuniões. A decisão da Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho estipulou uma indenização de 25.000 reais. Esse caso não foi o único na história da AmBev. Em 2006, a empresa foi condenada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte a pagar 1 milhão de reais por assédio moral coletivo. Na época, os vendedores que ficassem fora das metas tinham que ficar em pé durante as reuniões, dançar na frente dos outros e até usar camisas com apelidos. Se, para uns, isso não passa de uma brincadeira, outros podem ver isso como grave assédio, por isso a companhia precisa ficar atenta para não extrapolar. “Às vezes, uma palavra de apoio, um elogio, é muito mais eficaz do que uma atividade mais lúdica de motivação”, diz o consultor Zabala.

Empresa de bebidas Renosa premia os piores resultados

Em vez de enterrar funcionários pouco produtivos, como fazia a AmBev, a fabricante de bebidas Renosa os coroava. A empresa, engarrafadora da Coca-Cola no Mato Grosso, foi condenada em janeiro deste ano a pagar 300.000 reais a um ex-empregado que alegou ter sofrido danos morais. Isso porque a companhia criou dois troféus inusitados para premiar os trabalhadores com pior desempenho na semana. O Troféu Tartaruga “homenageava” o vendedor com menor resultado no período, mesmo alcançando a meta estipulada. Já o Troféu Lanterna era dado ao coordenador com o menor rendimento. O consultor Oscar Zabala alerta para o risco de ações como essa terem um efeito negativo no convívio entre funcionários, prolongando sua exposição. “No dia seguinte, os colegas ainda podem zombar da pessoa e aquele mal se perpetua por mais tempo”, diz. O ex-funcionário, que venceu a ação judicial,“ganhou” o Troféu Lanterna por cinco vezes. Dos 300.000 que ele deve receber, 80.000 são referentes aos danos morais, e o restante diz respeito a regras trabalhistas. Em resposta à decisão, a Renosa disse que a premiação era apenas uma forma de motivar e estimular as equipes de vendas, de forma descontraída, mas resolveu suspender a atividade. A companhia também afirmou que já recorreu da sentença.


Fonte: http://jornal.jurid.com.br/materias/sentencas-1-grau-trabalhista/
''Se você não sabe pra onde ir, qualquer caminho serve..."  Alice no país das maravilhas.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O que é Motivação??

Motivação é a condição interna relativamente duradoura que leva o índividuo a persistir num comportamento orientado para um objetivo, possibilitando a transformação ou a permanência de situações.  É enxergar o mundo com outros olhos, conquistar resultados, superar obstáculos, ser persistente e acreditar nos nossos sonhos.

Teoria das Necessidades Adquiridas de David McClelland


David McClelland (1961 - 1971)


Desenvolvida por David McClelland, a teoria das necessidades socialmente adquiridas descreve que as pessoas são motivadas por três necessidades básicas, que são:
  • Necessidade de realização: que traduz o desejo da pessoa em atingir objetivos que representem desafios em fazer melhor e mais eficientemente;
  • Necessidade de poder: o desejo de controlar, decidir e de influenciar ou ser responsável pelo desempenho dos outros;
  • Necessidade de associação: que representa o desejo de manter relações pessoais estreitas e de amizade.
Segundo McClelland, apesar de em graus diferentes, todas as pessoas possuem estes três tipos de necessidades. Contudo, apenas uma delas prevalecerá e definirá a sua forma de atuação.




A grande contribuição da Teoria das Necessidades Socialmente Adquiridas é colocar foco sobre a importância de se ajustar a pessoa ao trabalho.

Teoria das Necessidades E.R.C. (Existencias - Relacionamento - Crescimento) de Clayton Alderfer

Clayton Alderfer afirma que o homem é motivado por três categorias  de necessidades orientada da seguinte forma: 
  • Necessidades existenciais: são todas as formas de desejos fisiológicos fundamentais a sobrevivência (como fome, sede, sono) e desejos materiais (como remuneração financeira, bonificação, segurança física).
  • Necessidades de relacionamento: diz respeito aos desejo humano por relações interpessoais que se caracterizam por compartilhamento de sentimentos e pensamentos;
  • Necessidades de crescimento: são desejos que a pessoa tem de causar efeitos criativos e produtivos sobre si e sobre seu próprio ambiente, a satisfação dessa necessidade se dá em realizar seu potencial e desenvolver competências na solução de problemas.   
A principal contribuição da teoria E.R.C. de Alderfer foi dar uma resposta reconhecida modificando a teoria de Maslow e conseguindo um grau de comprovação empírica satisfatório a partir de estudos.
    A diferença entre estas duas teorias é que Maslow prega que as necessidades mais básicas precisam ser satisfeitas para que outras surjam, enquanto a teoria E.R.C. afirma que, ainda que exista uma hierarquia, mais de uma necessidade pode motivar o indivíduo ao mesmo tempo, ou seja, uma necessidade mais básica não precisa estar substancialmente satisfeita para que outra de nível mais alto se manifeste. A teoria de Alderfer afirma ainda que a ordem das necessidades pode ser diferente para cada pessoa, de forma que um indivíduo pode negligenciar suas necessidades de existência para satisfazer suas necessidades de crescimento, por exemplo. Ainda de acordo com essa teoria , quando uma necessidade de nível mais alto não pode ser satisfeita, uma necessidade mais básica é reativada, o que é conhecido como principio da frustração/regressão.

    Teoria da Hierarquia de Necessidades de Abraham Maslow


    Os principais fundamentos dessa teoria são:
    • Um indivíduo sente várias necessidades que não têm a mesma importância e que podem ser hierarquizadas;
    • Procura, primeiramente, satisfazer a necessidade que lhe parece mais importante;
    • Uma necessidade deixa de existir por um certo tempo quando se é satisfeita. O indivíduo, nesse caso, procura satisfação em outra nova necessidade.
    Na teoria da hierarquia de Maslow a sequência de necessidades é a seguinte:
    • Na auto-estima a necessidade é satisfazer sua realização em ralação ao prestígio, status, etc;
    • A realização que é ligada ao desenvolvimento de potencialidades do individuo;
    •  Logo após se vê a satisfação em seus relacionamentos (ligados aos seus sentimentos afetivos, emocionais...);
    • As necessidades de segurança que seriam motivos psíquicos ou físicos (medo de mudanças, de situações desconhecidas...) 
    • O desejo de satisfação das suas necessidades fisiológicas  (fome, sono, seus desejos sexuais...).
    Essa teoria apresenta algumas desvantagens como conceitos muito resumidos e que não são testados empiricamnete, as necessidades não seguem a ordem perfeitamente como Maslow propôs, pois cada individuo estabelece suas necessidade conforme sua cultura, seus dogmas, sua estrutura emocional e sentimental.